PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS
CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE
DE ALUNOS DA E. E. E. F. PROFª CELINA ANGLADA BELÉM-PA
Lucyana Batista de Oliveira
Diva do Socorro da Rosa Aviz
Darinêz de Lima Conceição
Rose Mary Pinheiro dos Santos
Milena Ferreira Rego Barros
Osmarina Maria dos Santos Dantas
Ariadne Peres do Espírito Santo
(GPEEA - NPADC - UFPA)
RESUMO
As problemáticas ambientais vem sendo alvo de inúmeras discussões ao
longo de quatro décadas, entretanto recentemente começou a receber maior suporte
teórico-prático da Educação Ambiental, e baseando-se nesta, foi realizado um
estudo em duas turmas de 3ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª
Celina Anglada localizada na periferia da cidade de Belém - PA, onde observou-se a
dificuldade dos alunos em expressar idéias e representações de meio ambiente.
Portanto, foi desenvolvido um trabalho na referida escola, que objetivou analisar as
concepções que as crianças têm sobre meio ambiente, oportunizar o acesso a essas
informações e evidenciar a inter-relação homem/meio ambiente, para tal, foram
desenvolvidas oficinas baseadas no contexto local. Com as representações de meio
ambiente desses alunos foi possível analisá-las e interpretá-las, classificando-as
segundo as concepções de Reigota (1991, 1995) que são representações sociais e
Sauvé et al (2000) apud Sato (2003) que são representações ambientais.
Palavras-chave: questão ambiental, educação ambiental, meio ambiente,
concepções.
Nossa!!! Que maravilha ver o resumo do nosso artigo ser publicado novamente aqui neste blog. Parabéns a Escola Celina Anglada.
ResponderExcluir